sexta-feira, 7 de junho de 2013

Livro - O Rapaz que Ouvia as Estrelas

O Rapaz que Ouvia as Estrelas

Bibliografia:

Bowler, Tim, o Rapaz que ouvia as Estrelas, Editorial Presença, Estrela do Mar, 2ª edição, Lisboa, Setembro, 2008

Biografia do autor:

Tim Bowler (nascido a 14 de novembro de 1953 em Inglaterra) é autor de 20 livros para crianças, adolescentes e jovens adultos. Em 1997 Ganhou a Medalha Carnegie em Literatura da Associação Biblioteca (um prémio para livros feitos para crianças e jovens) devido ao romance Menino do Rio. A escrita de Tim é lírica, exaltando os sentimentos mas também é capaz de criar tensão, suspence e ação. Ambos estes estilos são combinados no seu sexto romance, Starseeker (O Rapaz que ouvia as Estrelas).

Apresentação do livro:
Luke, um rapaz de 14 anos era como um génio da música na sua aldeia, tal como o seu falecido pai. Ambos conseguiam ouvir coisas que mais ninguém conseguia ouvir e acreditavam que tudo tinha a sua própria música e que cada som tinha a sua forma e cor. Devido à morte do pai, Luke começou a conviver com um grupo de rapazes da aldeia com má fama. Para ele se integrar no grupo obrigavam-no a assaltar a casa de uma senhora. Num desses assaltos Luke ouviu o choro de uma criança e de seguida foi descoberto pela senhora Little. Esta optou por não contar nada à polícia desde que ele tocasse piano para ela, como o seu falecido marido fazia quando ela precisava de se acalmar. Foi assim que Luke conheceu a menina que tinha ouvido a chorar. Com a magia da música e a entrega de Luke a tocar piano a menina acalmava-se e ficava feliz ficando assim também a senhora Little. Um dia Luke encontrou uma caixa na casa da senhora Little que continha uma pulseira e reconheceu-a como de uma menina desaparecida há 2 anos então decidiu devolver a pequena Rose aos pais. A senhora Little sentiu-se triste ao ficar novamente sozinha mas feliz por Luke a ter ajudado ao ultrapassar aquele erro. O grupo, ao saber que Luke não queria mais assaltar a casa começou a tratá-lo mal, levando-o praticamente à morte. Depois de ter conseguido escapar à tentativa de o matarem, Luke “acordou para a vida”. Com a ajuda da sua amiga Miranda, da sua mãe e do namorado da mãe, Luke consegui dar um novo rumo à sua vida e ser finalmente feliz.

Crítica do livro:
O livro mostra como um adolescente consegue ultrapassar pelas dificuldades da vida com a ajuda dos seus amigos e familiares. É um livro que inicialmente demora a desenvolver, mas no decorrer da ação a história vai ficando cade vez mais emocionante, captando assim a atenção dos leitores e fazendo-os viver a própria história.
Na minha opinião: Gostei muito de ler o livro porque me identifiquei com a personagem principal. É um livro fácil de ler e recomendo a rapazes e raparigas.

Escrito por:
Beatriz Gouveia Arzeni

2 comentários: